Biologia Pokémon: Mimetismo

Feito por FellFromtheSky. Traduzido por Mr. Highways.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by h_n_g_m_n

Arte por h_n_g_m_n.

Introdução

A biologia Pokémon é, com certeza, uma área multifacetada. Muitas vezes, discutimos os mais... hmm, aspectos agradáveis da biologia desses monstrinhos de bolso - tome como exemplo os hábitos parentais das diferentes espécies e como cada Pokémon se adapta ao seu redor. Com isso, vamos focar na parte mais sinistra, de certo ponto de vista, da biologia dos Pokémon - o mimetismo.

Para começar, o mimetismo é um fenômeno na biologia dos Pokémon, e ocorre quando um organismo se parece com outro mas as semelhanças não são exageradamente notáveis, taxonomicamente falando, quando comparadas ao outro organismo. Essas diferenças variam entre espécies, e em alguns casos, essa diferença acaba sendo um fenômeno relativamente benigno. Porém, em outros casos, muitos das nossas bem-amadas espécies de Pokémon - como as charmosas Cutiefly e Ribombee - a diferença não é muito agradável. Porém, que tal pararmos de enrolar e ao invés disso olharmos os mais intrigantes casos de mimetismo no mundo de Pokémon?


Crawdaunt Sharpedo

Crawdaunt e Sharpedo

Vamos começar com um exemplo clássico de mimetismo - e também um relativamente benigno. A semelhança superficial que Crawdaunt e Sharpedo compartilham foi observada pela primeira vez por um professor que vem de Hoenn, que trabalha no famoso Weather Institute próximo a Fortree City - o Professor Harold Waldo Baites. Por isso, chamamos essa forma peculiar de mimetismo demonstrada pelos dois Pokémon acima de "Mimetismo Baitesiano". Essa forma particular de mimetismo tem em particular organismos mais frágeis parecendo mais perigosos para evitar os predadores. No caso de Crawdaunt e Sharpedo, Crawdaunt é o coitado, ou melhor, o perdido. Na verdade, a hipótese de Baites era que Crawdaunt era uma adaptação de Corphish como resultado de não ser nativo de Hoenn - onde Sharpedo é comum na maioria dos balneários - depois de ter sido introduzido na região muitos anos antes. Sharpedo é o predador pragmático no topo da cadeia alimentar, e realmente, poucos Pokémon de Hoenn podem lutar contra esse temível tubarão. Essa reputação assustadora faz que Sharpedo ajude a proteger Crawdaunt, pois os dois têm algumas semelhanças, e isso torna Crawdaunt uma presa menos agradável. Caso contrário, seria difícil para Crawdaunt manter sua existência.


Lurantis Leavanny

Lurantis e Leavanny

Exemplos da marca de mimetismo descritas acima são facilmente notáveis no mundo de Pokémon - tenha Butterfree e Dustox como exemplo. Porém, um dos exemplos mais fascinantes foi descoberto recentemente - Lurantis e Leavanny. Tirando sua aparência, Lurantis e sua pré-evolução Fomantis não são nada parecidas com Leavanny e sua linha evolutiva - nem com qualquer outro Bug-type. Na verdade, é muito parecida com Cherrim, Lilligant e algumas linhas evolucionárias sósias. O motivo dessa semelhança se baseia na incapacidade de Lurantis e Fomantis se moverem rapidamente e precisarem de longos períodos de exposição solar para realizar a fotossíntese. Como ficam muito tempo vulneráveis, Lurantis e Fomantis têm a sorte de parecer com um predador rápido e voraz, Leavanny - um Pokémon que é famoso por caçar outros Bug-types, que é coincidentemente o tipo que perturba Lurantis e caça Fomantis.


Mimikyu Pikachu

Mimikyu e Pikachu

O público foi, em geral, forçado a acreditar que Mimikyu é um Pokémon fofo e carente que só queria atenção, e como tal, Mimikyu simula o tão amado Pikachu vestindo-se em uma roupa com formato de Pikachu. A verdade é, entretanto, menos poética. Na verdade, Mimikyu é uma criatura carnívora que se parece muito com Pikachu - uma espécie gentil e calma - para dar uma sensação de segurança em sua presa. Quando sua caça - geralmente um Pokémon mamífero pequeno, como Ratatta - baixa sua guarda, Mimikyu sai de sua roupa de Pikachu e encrava suas garras afiadas em sua presa, estripando ela rapidamente antes de voltar a usar seu disfarce. Um exemplo nítido de um espécie usando um "Mimetismo Agressivo", esse Pokémon é literalmente "o lobo numa roupa de ovelha".


Pikachu Plusle Minun Pachirisu Emolga Dedenne Togedemaru

Pikachu e Literalmente Todos os Pikaclones Existentes

Pikachu, devido à sua natureza dócil e fofinha, vem tendo uma popularidade incomparável como uma mascote e como uma companhia. Além disso, tem poucos predadores em seu habitat natural, não tem muitos problemas de saúde durante seu ciclo de vida, tem uma duração de vida incomumente longa, reage e se transforma favoravelmente quando em contato com um mineral as vezes chamado "Thunderstonium" e é adaptável à maioria dos climas e ecossistemas. Na verdade, o único motivo pelo qual nenhuma região é infestada por Pichu, Pikachu e Raichu é a baixa taxa reprodutiva da espécie. Apenas 5% dos Pikachu e Raichu se reproduzem - mesmo assim, essa parece ser sua única "falha". Coincidentemente, encontramos várias espécies parecendo-se muito com Pikachu e sua linha evolutiva, tirando o fato de terem algumas diferenças taxonômicas e geográficas do roedor mencionado acima. É como se alguém tentasse recriar o sucesso de Pikachu repetidamente, mas sem sucesso. Por exemplo, Plusle e Minun, presentes de forma comum na região de Hoenn, se parecem com Pikachu superficialmente, mas na verdade são criaturas frágeis que são caçadas pelo nativo Manectric. De forma similar, Pachirisu na região de Sinnoh e Emolga na região de Unova têm muitas semelhanças superficiais com Pikachu, mas têm um ciclo de vida curto. Dedenne da Península Kalosiana e Togedemaru do Arquipélago de Alola são os mais parecidos, mas eles não têm uma coisa que o ratinho favorito de todos os tempos tem - os dois se adaptaram nas suas regiões, mas não são tão adaptáveis como Pikachu, logo não conseguem se adaptar a outra região. C'est la vie, como aqueles comedores de baguette que vêm de Kalos dizem. Talvez algum novo estagiário da empresa possa descobrir um Pikaclone perfeito!


Ribombee Cutiefly Beedrill

Ribombee, Cutiefly e Beedrill

Duvidosamente charmosa, ninguém da humilde Alola jamais pensaria que sua icônica e charmosa abelha é na verdade uma parasita. Os feromônios que saem de seu corpo enganam colmeias de Beedrill (porém não Combee; Vespiqueen parece ter se adequado a detectar e erradicar impostores) fazendo-as pensar que é uma de suas abelhas. Depois de Ribombee ter se infiltrado numa colmeia de Beedrill, ela normalmente faz uma dessas duas coisas - rouba o mel ou fica por lá mesmo. Caso escolha a segunda opção, Beedrill cuida da pequena larva de Cutiefly e lhe providencia mel, apenas para receber uma facada nas costas quando Cutiefly atinge a maturidade. A jovem Cutiefly tipicamente devora a larva de Beedrill - Weedle - antes de escapar passando quase despercebida por causa dos mesmos feromônios descritos acima. Como essa espécie é muito popular na região de Alola, ela ficou popular também entre os procriadores, e desde alguns anos atrás as ilhas Akala e Ula'ula vêm sendo superlotadas por esses Pokémon, o que praticamente extinguiu Beedrill dessas ilhas. Se não fosse pelos esforços da Aether Foundation, Beedrill e sua linha evolutiva estariam completamente extintas. Até hoje, o balanço das populações de Cutiefly e Beedrill é precário.


Ditto

Ditto

Acho que é bom fechar os casos de mimetismo o na biologia do mundo Pokémon com o, provavelmente, caso mais curioso de mimetismo - Ditto. Diferentemente dos outros casos de mimetismo como Mimetismo Baitesiano, Mimetismo Agressivo (ou "lobo em uma roupa de ovelha"), as células de Ditto são tão flexíveis que podem copiar a estrutura celular de qualquer Pokémon em que ele descer os olhos. Cientistas ainda tentam entender o motivo dessa peculiar forma de imitação limitada a Ditto, e, realmente, alguns profissionais na área discutem sobre isso todos os dias. Muitas de suas dificuldades originam-se de relatos contraditórios sobre a localização de tal Pokémon. Alguns falam que Ditto se transforma para procriar com outras espécies, outros falam que se transforma com o objetivo de caçar suas presas eficientemente para se manter sustentado. Ainda assim, alguns falam que suas transformações funcionam como um mecanismo de defesa para evitar predadores indesejados. Recentemente, um pesquisador localizado no norte de Snowpoint City relatou que um Ditto estava se camuflando como seus colegas desaparecidos. Enquanto nós não podemos acreditar muito em todas as afirmações, sempre levantamos dúvidas sobre as capacidades de transformação de Ditto e seus objetivos. Talvez nunca saberemos...

HTML feito por SparksBlade.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »